CHÁS DE CASAMENTO

Resultado de imagem para cha de panela
Depois do noivado, as noivinhas começam a pensar em tudo (ou quase) decoração, festa, vestido, convidados...E uma coisa que está sempre presente, são os famosos CHÁS, que de chá mesmo não tem nada rs, mas não importa, pois o que vale mesmo é a confraternização da felicidade entre a noiva e suas amigas, madrinhas.

Antes de mais nada, me perguntei: de onde surgiram os tão famosos Chás? Pesquisando na internet, encontrei duas lendas, a primeira, surgida na Holanda, na época da Idade Média, onde um pobre moleiro se apaixonou por uma rica donzela, e o pai da mesma decidiu retirar o dote dela para impedir o casamento. Só que ele não contava com a ajuda dos amigos do casal, que se reuniram e compraram utensílios e até móveis para montar a casa dos noivos e fazer com que o casamento acontecesse (lindo, não!?).

Já a segunda, diz que o chá de cozinha (ou de panela, como queira), surgiu para ajudar as noivas mais pobres a conseguirem o seu dote, o que era essencial para se ter um noivo, naquela época.  Sendo assim, a tradição se perpetuou através do tempo e virou uma espécie de ritual de passagem do noivado para o casamento, independente da condição financeira da noiva.

Com a modernização, eles se tornaram uma reunião com comes e bebes, geralmente organizados pelas madrinhas, além de incluírem brincadeiras, como a que noiva deve adivinhar os presentes e quem os deu, em troca de prendas ou do uso de adereços, se errar.

Agora vamos ao que interessa!

1. CHÁ DE COZINHA OU PANELA

É o mais tradicional, feito a várias gerações, com o intuito de ajudar a noiva a montar a sua cozinha. Com isso, as convidadas levam utensílios de cozinha como presente, e a decor e o evento giram em torno disso.

A decoração pode ser feita com panelas, colheres de pau, cuscuzeiras, ornamentadas com flores, doces e o que sua imaginação mandar.

Até as mais sofisticadas, como essa, que foi do chá da cantora Preta Gil, utilizando apenas um balcão e uma parede com adesivos de itens de cozinha, que ficam super lindos, além de serem bem práticos.

2. CHÁ DE LINGERIE

Há quem diga que este chá surgiu como uma crítica ao de cozinha, para mulheres independentes que buscam algo mais picante, mas tem espaço pra todo mundo, né non!? Os presentes são lingeries e acessórios para a lua de mel. Ele também é recheado de brincadeiras, por isso a noiva deve ter cuidado ao convidar, pois pode ter uma tia que não ache muito legal e role algum constrangimento. No mais é só diversão e alegria!

Na decor não pode faltar as famosas peças íntimas, assim como laços, que remetem a delicadeza feminina.


A tendência animal print também é super bem vinda, pois traz a sensualidade da mulher, além de dar aquele charme a produção.

3. CHÁ BAR

O chá bar é uma ideia masculina, onde os amigos levam itens relacionados a bar, como petisqueiras, bebidas. Mas como as mulheres não gostam de deixar seus companheiros sozinhos rsrsrs, é usual irem ambos e seus convidados.

A decor é bem democrática, e pode englobar várias coisas, como plantas, bebidas, comidas.


Para os mais sofisticados, eles podem se inspirar em marcas e afins.

4. CHÁ DE BELEZA + SPA COM AS AMIGAS

Como o próprio nome já diz, o intuito é contratar manicures, pedicures, cabelereiros e desfrutar de uma tarde de “salão de beleza” com as amigas, aproveitando também para colocar os papos em dia.

Para o Spa, a ideia é a mesma, o foco porém fica por conta do local e dos serviços oferecidos, como massagens, procedimentos estéticos, dentre outros.



5. CHÁ TEMÁTICO

Temático é sempre uma delícia, pois reflete os gostos e hobbies do casal, além de poder contar como se conheceram. A inspiração pode ser cinema, estilo de música, data comemorativa, e por aí vai.

Como uma grande apaixonada por festa junina e pelo melhor mês do ano e do mundo rs, eis um chá junino ou charraiá, repleto de cores, chita e muita comida típica.


Aqui, um com inspiração italiana. Mamma mia!

6. CHÁ ARTESANAL ou DIY

Esse é para aquelas noivinhas de plantão que adoram fazer itens manuais, o que cria detalhes e uma certa “exclusividade” com aquele gostinho do “eu que fiz”, além de economizar no orçamento. Então, a ideia é reunir as amigas e colocar a mão na massa, ou melhor, nos materiais! Podem surgir artigos de decoração, lembrancinhas, e que terão um significado todo especial, repleto de amor e carinho.


Ps: Todas as imagens foram retiradas da internet.

Noivinhas de plantão, tenho uma ótima dica pra você que ama um desconto básico haha conhecem o Cupom Valido? A plataforma está recheada de cupons pra você que quer economizar nas compras dos chás de casamento, no enxoval... Lá você encontra várias lojas legais como Casas Bahias, Americanas, Marisa e muito mais.
www.cupomvalido.com

Por hoje é só, espero que gostem! Beijos da Fê! 



51 comentários:

  1. Amei as inspirações.
    O meu foi super simpels rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! Mais o que vale é o amor, né non?! Beijos!

      Excluir
  2. Interessante saber de como surgiu o chá, amei as inspirações muito lindo, eu sabia de alguns mas o do bar é novidade pra mim, adoro ir em chás gosto principalmente das brincadeiras que surge bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucimar, fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  3. Nem sabia de chá de DIY, achei bem bacana.
    Eu não fiz chá de panela porque resolvi morar junto com meu marido antes de casar. Então compramos tudo por nós mesmos. Mas confesso que fez falta viu!?

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitas novidades nesse universo das noivas, Alineland. Uns presentinhos sempre são bem vindos, né non?! Beijos!

      Excluir
  4. Na minha época de mais jovem era só chá de bebê e chá de panela, chá de casamento surgiu agora.
    Nossa um tema mais elaborado que o outro, e o da Preta simplesmente lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme o passar dos anos vão surgindo mais ideias, Tânia. Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  5. Oi!!!
    Gostei das dicas 😀 são maravilhosas. Essa ultima opção é novidade, eu não conhecia
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joana, fico feliz que tenha gostado! Beijos!

      Excluir
  6. Oooh que lindos ameii todos, infelizmente eu não tive o meu rsrs mais ameii todas as inspirações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dekinha, fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  7. Muito legal...excelentes ideias....amei
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alécia, fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  8. Bom dia
    Eu amo saber o porquê das coisas e amei saber o porquê do chá de panela, perfeito ajudar quem precisa, uma pena que hoje muitas noivas não queiram fazer o chá de panela, é tão lindo e o momento de reunir amigos. Lindas fotos que escolheu como inspiração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sara! Fico feliz que tenha gostado, obrigada. Beijos!

      Excluir
  9. Gostei muito de saber um pouco mais dos chás, eu só havia visto alguns desses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada João, fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  10. EU AMEI as inspirações, bem que esse post deveria ter vindo na época do meu casamento eu ia amar de mais. Adorei as dicas viu ?! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena. Fico feliz que tenha gostado Mandy, obrigada. Beijos!

      Excluir
  11. Ideias lindas que você nos mostrou.
    Ameii.. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Rose, obrigada. Beijos!

      Excluir
  12. Que legal essas curiosidades. Só participei do chá de cozinha tradicional, optei por não fazer na ocasião do meu casamento, hoje até escolheria fazer alguns desses. Bem bacana, e ótimo para as noivas de agora que tem opções para fazer um chá de casamento bem divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Erika. Fico feliz que tenha gostado, obrigada. Beijos!

      Excluir
  13. Acho o chá bem legal.
    O de lingerie deve ser bem divertido.
    Amo festa de casamento.
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que envolve o amor e os amigos é bom, neh Jeane?! Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  14. Acho essas idéias de chás super bacana! Todo mundo se e ainda dá uma bela ajuda ao casal né!
    Amei as idéias, dá pra se inspirar pra várias ocasiões!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Das quatro estações! Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  15. nossa existem vário tipos de chás né? Eu só conhecia mesmo os tradicionais chá de cozinha/panela, o chá bar e o de lingerie.Mas amei as ideias do diy e do spa, dá até para fazer o spa como idéia de aniversário né? Amei!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São vários, neh Ary?! Agora já sabe de mais alguns ;D . Isso, dá pra adaptar e fica bem legal. Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  16. Saber como surgiu para mim foi uma agradável surpresa e ver essas diferente formas me deu até vontade de casar de novo, mas com o mesmo marido (risos)
    Adorei, muito bacana seu post


    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É gratificante saber que nesse mundo tão difícil em que vivemos, desde os primórdios as pessoas se ajudavam. Então casa, mulher! Kkkk. Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  17. Que bacana esses chás né? Eu só conhecia o chá de panela e o de lingerie, mas achei os outros muito legal e diferente. E nessas horas nada melhor do que inovar eu sou assim ! Ótimas ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inovar é sempre bom, né non, Dandara?! Fico feliz que tenha gostado! Beijos!

      Excluir
  18. Ótimas dicas e inspirações, confesso que também não sabia da existência do chá de DIY. O chá bar e o spa com as amigas são os melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem divertidos, Melissa! Fico feliz que tenha gostado! Beijos!

      Excluir
  19. que legal, amei saber mais um pouco, alguns não sabia que existia
    só sabia do chá de bebê e de panela
    amei
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Quando me casei, optei por não fazer o chá.
    Mas se hoje eu fosse fazer um chá, faria esse spa com algumas amigas próximas. Só para curtir...kkk
    Amei as inspirações. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, é bem legal neh Suélen?! Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  21. Confesso que eu gosto de todos os tipos e o mais legal é que agora tem chá para homens também, achei essa ideia bem legal. As inspirações estão lindas, me apaixonei por todas as decorações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os meninos se divertirem e confraternizarem tbm, neh Erica?! Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  22. Na época em que eu casei a mais de 30 aninhos atrás, era chá de panela mas não tinha toda essa sofisticação, são tão bonitos agora que até me deu vontade de fazer um de novo rsrsr...
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tempo tudo se moderniza neh, Minda?! Renova os votos e faz outro chá, mulher! Rsrsrs. Beijos!

      Excluir
  23. Amei as dicas! cada coisa linda e ideias legais tem hoje em dia amei bjo

    ResponderExcluir
  24. Nossa, varios chá pré festa né, o bom de casar tb é isso muita festa bacana com pessoas queridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Maria. Pode até dar trabalho, mas no final tudo vale a pena. Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  25. Quantas opções, um melhor que o outro >< não saberia nem escolher

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Quando for minha vez quero um chá bar/lingerie hahaahahaha
    Adorei conhecer tantos detalhes, só conhecia o lingerie e de panela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. olá!
    Muito boas a dicas e inspirações, pena que já me casei! kkkk
    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...